1- Nunca ultrapasse a pressão máxima indicada na plaqueta de identificação/adesivo informativa do compressor.

2- Antes de efetuar qualquer manutenção, certifique-se de que o equipamento esteja desligado.

3- Nunca altere a regulagem da válvula de segurança, do pressostato ou da válvula piloto, pois os mesmos já saem regulados de fábrica. Se for necessário algum ajuste, utilize os serviços da Autorizada SOS COMPRESSORES.

4- Nunca efetue reparos ou serviços de solda no reservatório, pois estes podem afetar sua resistência ou mascarar problemas mais sérios. Se existir algum vazamento, trinca ou deterioração por corrosão, suspenda imediatamente a utilização do equipamento de procure uma Autorizada SOS COMPRESSORES.

5- Nunca opere o reservatório acima da pressão máxima indicada em sua plaqueta de identificação.

6- A SOS COMPRESSORES, recomenda que seja realizado um novo teste hidrostático no reservatório após 5 (cinco) anos a contar da data de fabricação constante em sua plaqueta de identificação, ao quando ocorrer avaria mecânica ou química que possa comprometer a resistência do mesmo. O teste deve ser realizado mediante inspeção e aprovação de um Engenheiro Mecânico inscrito junto ao órgão do Ministério do Trabalho, habilitado e registrado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Os períodos subsequentes serão determinados pelo próprio Engenheiro Mecânico. Recomendamos a troca do reservatório por um novo a cada 10 (dez) anos.

7- A compressão do ar é um processo que gera calor. O bloco compressor e as serpentinas estão sujeitos a altas temperaturas, devendo, portanto, ter-se cuidado para não ocorrer queimaduras ao manuseá-los.

8- O ar comprimido produzido é impróprio para o consumo humano. Se usado para tal, é necessária a instalação de filtros especiais após o compressor. Consulte a fábrica para maiores informações.

9- Na presença de qualquer anomalia no equipamento, suspenda imediatamente o seu funcionamento e contate a Autorizada SOS COMPRESSORES.

 DEFEITO EVENTUAL   CAUSA PROVÁVEL   SOLUÇÃO 

Motor não parte ou não religa.

Obs.: Não insista em partir o motor sem antes constatar e eliminar a causa do problema

1 - Queda ou falta de tensão na rede elétrica.

2 - Motor elétrico danificado.

3 - Reservatório cheio de ar.
Válvula de retenção não veda devido a presença de impurezas.
 1 - Verificar a instalação e/ou aguarde a estabilização da rede.

2 - Encaminhe-o ao técnico especializado.

3 - O motor elétrico partirá assim que a pressão no reservatório diminuir.
Despressurize o reservatório através do registro e proceda a limpeza ou substitua a válvula.
 

Produção de ar reduzida.

(Manômetro permanece indicando uma pressão abaixo da nominal de trabalho).

1 - Demanda do sistema acima da capacidade do compressor.

2 - Polia motora e/ou motor fora do especificado.

3 - Elemento filtrante obstruído.

4 - Vazamento de ar no compressor.
1 - Redimensione o compressor se necessário.
 

2 - Verificar o manual do proprietário.
 

3 - Substitua-o

4 - Reaperte os parafusos e /ou as conexões.
 

Superaquecimento do bloco compressor.

1 Temperatura ambiente elevada (máx.45° C).
2 Sentido de rotação incorreto.
3 Demanda do sistema acima da capacidade do compressor.
4 Elemento filtrante obstruído.
5 Polia motora e/ou motor fora do especificado.
6 Óleo lubrificante incorreto ou baixo nível de óleo.

7 Carbonização das válvulas concêntricas.
 1 Melhore as condições de instalação.
2 Verificar seta no volante.
3 Redimensione o compressor se necessário.
 

4 Substitua-o.
5 Verificar manual do proprietário.
6 Utilize o óleo ISSO VG-150 ou verifique o nível e reponha se necessário.
7 Proceda a limpeza da mesma a cada 1000 horas de serviço.
 

Desgaste prematuro dos componentes internos da unidade compressora.

1 Operando em ambiente agressivo.


2 Não foi efetuada a troca de óleo no intervalo recomendado.


3 Elementos de fixação frouxos.


4 Volante Frouxo.


5 Motor fora do especificado.


6 Rede elétrica subdimensionada ou deficiente.

1 melhore as condições locais.


2 verificar no manual do proprietário os intervalos de troca.


3 localize e reaperte.


4 Reaperte-o


5 verificar manual do proprietário.


6 consulte um técnico especializado.

 

Pressão do reservatório eleva-se rapidamente ou partidas muito frequentes. (Normal é em torno de 6 por hora) – compressores com pressostato.

 
Excesso de água no reservatório.
 
 
Drene o reservatório através do purgador (dreno).
 

Temperatura elevada do ar comprimido.

1 Acúmulo de poeira sobre o compressor.
2 Temperatura ambiente elevada (45°C).
3 Elemento filtrante obstruído.
1 Limpe o compressor externamente.
2 Melhore as condições de instalação.
3 Substitua-o

Motor elétrico/compressor funcionam ininterruptamente (versões com pressostato).

Ligação elétrica incorreta. (Pressostato não conectado e rede elétrica).
Demanda do sistema acima da capacidade do compressor.
Verificar um eletricista.
 
 

Redimensione o compressor se necessário.

Consumo excessivo de óleo lubrificante. Obs.: É comum o compressor consumir mais óleo nas primeiras 300 horas de serviço, até o perfeito assentamento dos anéis.

1 Elemento filtrante obstruído.
2 Vazamento.
 
1 Substitua-o
2 Localize e elimine-o
     

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